Ação de Graças (THANKSGIVING)

Ação de Graças é um feriado nacional importante aqui nos Estados Unidos, onde é celebrado toda última Quinta-Feira do mês de Novembro. Assim como o Natal e Pascoas são celebrados em países de maioria Cristã (como o Brasil e Portugal, por exemplo), no Dia de Ação de Graças somente serviços essenciais são mantidos. Comércio, Industria, Institutos de Educação, Governo etc são fechados para que os trabalhadores possam passar o dia com sua família.

O que torna Thanksgiving o mais relevante feriado nacional, é que diferentemente de outros feriados tipicamente religiosos,  no Dia de Ação de Graças pessoas  se reuniam para lembrar agradecer a pelas suas bençãos, independente de crença religiosa, isso torna esse feriado o mais guardado, o mais viajado e respeitado por todos os americanos, sejam eles Indus, Cristãos, Muçulmanos, Ateus, Budistas etc.

ORIGEM

Diz a historia que, em julho de 1620, 102 ingleses deixaram a Inglaterra fugindo perseguições religiosas a bordo do Mayflower, desembarcando em Plymouth, Massachusetts.  Naquele ano, segundo a historia, apenas 40 dos 102 colonos sobreviveram um inverno rigoroso mas no ano seguinte, no outono de  1961, depois de uma colheita productiva, esses colonos fizeram uma grande festa, e convidaram Indios que os ajudaram desde sua chegada.  Para essa ceia, todos se reuniram ao redor de grandes mesas, patos e perus foram mortos, tambem foram servidos milho e peixes e todos deram Graças a Deus pela boa  colheita de milho naquele verão.

Foi apenas em 1863 que Abraham Lihncon oficializou Thanksgiving como feriado nacioal, e atéhoje, tradicionalmente na Ceia de Thanksgiving não pofe faltar Peru assado e pumpkin pie (torta de moranga).

TURISMO

Thanksgiving é tradicionalmente o feriado que registra o maior número de turistas que viajam de carro ou avião. Geralmente as estradas são muito policiadas, principalmente ao fim do dia onde se teme que muitos podem viajar embriagados.
Geralmente as pessoas que vão viajar tiram férias nessa semana, e tentam encontrar os melhores preços de passagens nessa alta temporada.  A maior parte das empresas, escolas etc são fechadas um dia antes, na quarta-feira, para que as pessoas possam viajar or fazer compras, cuzinhar e se preparar para receber os parentes e amigos.

Thanksgiving é tão importante que é muito difícil ’escapar’ das expectativas da família e amigos nesse dia. Não há muitas opções para aqueles que não tem tanta conexão com esse feriado ou cuja família está longe, como é o caso de muitos imigrantes. Muitos voluntariam para trabalhar nesse dia no caso de funções essenciais, (como eu fiz por muitos anos, trabalhando no dia de Thanksgiving para evitar o jantar na casa da família da ex-sogra).

Muitos turistas visitam Plymouth, MA no dia de Thanksgiving, onde podem visitar uma réplica da embarcação “Mayflower”, e por uma taxa, podem entrar e passear no navio. Mutios tambem podem  visitar uma fazenda onde atores fazem a encenação de como era a vida dos colonos no século XVII

Tão importante quanto a última Quinta-Feira do mês de Novembro (Thanksgiving) é o dia seguinte, a última Sexta-Feira do mês de Dezembro, conhecida como Black-Friday. Black Friday simboliza o início da temporada de compras.

BLACK FRIDAY

O Mês de dezembro é um dos mais comercialmente ativos, principalmente aqui nos Estados Unidos onde festivais, feriados (como Hanucà, Natal, Réveillon, etc), celebrações, festas de fim de ano o costume é  trocar presentes, que vão de simples lembrancinhas até os brinquedos que se tornam ’febre’ entre as crianças e pesadelos aos pais que deixam para última hora e não conseguem encontrar mais esses brinquedos. 

Empresas e comércio usam e abusam da “Black Friday” para atrair consumidores. Por exemplo, muitos esperam ansiosamente pelos comerciais, anuncios e propagandas principalmente, grande promoções oferecidas pelas lojas para o dia de Black Friday.   Como a competição é feroz, a mairia do comércio mantêm segredo sobre suas promoções, apenas revelando no dia de Thanksgiving. 

Algumas lojas abrem suas portas exatamente meia-noite de quinta para sexta feira, isso faz com que filas enormes comecem a se formar nessas lojas ainda na quinta-feira. Consumidores passam horas na fila, em uma noite tipicamente muito fria, para conseguir comprar os produtos mais atrativos das promoções, que na maioria são produtos eletrônicos como TV, Computadores, Tablets com descontos de até 80 ou 90%. Muito comum são as brigas, empurra-empurra, e caos dentro das lojas quando as portas se abrem, pois geralmente, por exemplo, o estoque daquela TV de 65 polegadas que estava a venda por menos de 100 dólares se acaba em 5 minutos ou menos.

 

 

n

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.